Você tem problemas de relacionamento interpessoal?
Desenvolver bons relacionamentos, saudáveis e produtivos para muitas pessoas é uma grande dificuldade. Estão muito preocupados e comprometidas com seus sentimentos, mas não conhecem suas emoções e não aprenderam a lidar com elas. São muito hábeis em muitas atividades, mas pouco habilidosos quando se trata das emoções.
Quero compartilhar com você, sobre 5 “frutos” de Inteligência Emocional que se desenvolvidos em seus relacionamentos sociais, familiares e amorosos, proporcionarão saúde, bem estar e produtividade.
Para produzirmos estes frutos, primeiramente é importante conversarmos um pouquinho sobre INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e seus pilares.
Conheça as suas emoções
Identificar suas emoções e passar a conhecê- las te proporciona a capacidade e habilidade de controlá-las e canalizá-las funcionalmente de acordo com o contexto no qual se está vivendo. Algumas pessoas se dizem impulsivas e justificam seus “ataques” e ofensas às outras por “serem assim”. Na verdade, estas pessoas são incapazes de identificar e conhecer suas emoções, precisam treinar.
Lide com as Emoções
Muitas pessoas têm dificuldade de lidar com suas emoções, estão presas e oprimidas pela ansiedade, pela raiva, pela tristeza ou frustrações. Aceite suas emoções e não procure refutá-las. Independentemente da emoção que estiver sentindo, desenvolva recursos para lidar com ela. É necessário que você treine a identificação de pensamentos que estão gerando essas emoções negativas em excesso. Assim você terá condições de lidar com elas e aplicá-las de acordo com a situação.
Motive-se
Todas as emoções são saudáveis e são inerentes ao ser humano. Seja qual for a emoção em determinado momento é possível, se você a conhece e lida com ela, utilizá-la a serviço de seus objetivos. A raiva, a tristeza ou a frustração, por exemplo, podem ser ótimas propulsoras para novas tentativas e mudanças de rota na vida.
Reconheça emoções nos outros
Você deve treinar a sensibilidade de reconhecer as emoções das pessoas com quem mantiver algum tipo de relação. Cada um manifesta suas emoções de forma muito peculiar e através de pequenos sinais é possível buscar reconhecer as emoções nos outros. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreender seus sentimentos e sua visão da realidade.
Sociabilidade
As emoções são suscitadas nas pessoas por motivos e percepções diferentes, e a manifestação dessas emoções também se dá de forma singular. Portanto, não julgue as emoções das outras pessoas. Ao invés disso, treine lidar com as emoções do outro a partir de palavras e comportamentos adequados para aquele momento.
E agora que você já conhece os pilares da Inteligência Emocional, vamos refletir sobre os 5 Frutos que podem ser plantados nos seus relacionamentos e que consequentemente serão colhidos!
COMPAIXÃO
O primeiro fruto é a compaixão ou misericórdia. Do latim, miseratio (compaixão) + cordis (coração). Está relacionado à capacidade de se colocar no lugar do outro e se compadecer de seus erros ou dificuldades. Isenção de julgamentos e punições.
BONDADE
Trata-se de uma virtude incondicional. Ou seja, pratico a bondade sem olhar se a pessoa merece ou não, faço da bondade um hábito. Fazer o bem a quem nos faz o bem, é natural e quase automático. Esta virtude está relacionada a uma prática na qual gestos de gentileza, compreensão e aceitação passam a fazer parte do dia-a-dia.
HUMILDADE
Reconhecer nossas fraquezas e limitações, sem querer ser melhor que a pessoa que está ao nosso lado. Todos tem suas habilidades e tem algo para ensinar. Alguns relacionamentos são tóxicos e causam sofrimento porque um quer ser melhor que o outro e o coloca com frequência para baixo. Muitas pessoas vivem sempre em competição e nunca em cooperação!
MANSIDÃO
Ser manso é ser temperado, ou seja, é ser equilibrado emocionalmente. Fazer a gestão de suas emoções e encontrar serenidade em momentos de tensão, de confronto ou às vezes de injustiça. Mansidão é ter domínio próprio!
PACIÊNCIA
É o fruto que está relacionado à capacidade de suportar contrariedades, com generosidade e compreensão. Querer mudar o outro com acusações e julgamentos não resolve seus problemas de relacionamentos e ainda enfraquece seus laços. Não tente ajustar as pessoas à sua volta com base em seu tempo de funcionamento ou seus referenciais. Tenha paciência! Cada um tem seu tempo!
Produzir esses frutos nem sempre será fácil, mas se faz necessário que estejamos dispostos a plantá-los a cada dia em nossos relacionamentos. À medida em que você for plantando estes frutos em seus relacionamentos, serão estes frutos que você passará a colher. Suas relações sociais serão mais saudáveis e suas relações familiares e profissionais serão melhores.
Espero muito que você possa refletir sobre nossa conversa, e começar a plantar este frutos em seus relacionamentos!
Um forte abraço e até a próxima!