Todas as pessoas em algum momento da vida vão precisar falar em público! Seja na vida profissional, na escola, na igreja, em um evento ou mesmo em uma reunião de família.Mas MUITAS PESSOAS, VÃO SENTIR MUITA ANSIEDADE, MEDO E ATÉ PÂNICO QUANDO PRECISAREM FALAR EM PÚBLICO!
Neste texto, vou compartilhar com você 5 estratégias que vão te ajudar nas suas próximas apresentações! Falar em público é uma habilidade importante, necessária e muito útil em muitas áreas da vida de uma pessoa. Em uma entrevista de emprego, ao participar de uma dinâmica em grupo, ao apresentar um projeto na empresa onde trabalha, em um seminário na faculdade ou em uma festa de família.
Algumas pessoas só de pensar na possibilidade, já se amedrontam, tremem e ficam angustiadas!
ANSIEDADE, MEDO, PÂNICO, DESESPERO… resultam em frio e dor na barriga, sudorese, tonturas, taquicardia e às vezes até desmaios!Geralmente os resultados nestes casos são ruins:
Desistências, esquecimentos, gagueiras e perdas de oportunidades!
Vou compartilhar com você 5 estratégias que vão te ajudar muito quando precisar falar em público:
1ª CONHEÇA O ASSUNTO
Estude e se aprofunde no tema que vai expor. Conheça os detalhes e se aproprie com o máximo de possibilidade, daquele assunto.
Isso vai te proporcionar sentimento de segurança e autoridade.
2ª NÃO FIQUE SE COMPARANDO
Se você já viu alguém fazendo uma boa apresentação, não fique se comparando a esta pessoa. Cada um possui suas próprias experiências e cada um tem suas características. Não imite ninguém.
Faça sua apresentação do seu “jeitinho”! Seja você mesmo!
3ª LEVE SUAS ANOTAÇÕES
Mesmo que você tenha estudado e conheça muito bem o assunto, é importante levar suas anotações. Faça um esboço com os principais tópicos, apontamentos e frases que vai usar. Talvez você nem precise consultá-las, mas tê-las por perto te dá segurança e se precisar olhar para elas, tudo bem, não tem nenhum problema quanto a isso.
4ª ELIMINE PENSAMENTOS SABOTADORES
Alguns pensamentos do tipo: “com certeza vou esquecer tudo”, “vai rir de mim”, “eu não sirvo pra isso”, “vai me dar um branco”, são pensamentos que estão distorcendo a realidade, pois você não tem evidências de que isso pode mesmo acontecer. Mesmo que você tenha tido alguma experiência ruim no passado, isso não significa que vai acontecer algo ruim novamente!
Identifique estes pensamentos, questione-os e tire a validade deles.
5ª VARIE A DIREÇÃO DO OLHAR
Ao invés de ficar “ancorado” em um canto ou olhando para uma só pessoa. Busque conexão com sua plateia oscilando a direção do seu olhar. Olhe para a direita e para a esquerda. Se preferir, olhe por cima da cabeça das pessoas até que você comece a se sentir mais seguro e olhar nos olhos.
Com calma e tranquilidade, aproveite para respirar, variar o tom e a velocidade de sua voz. Isso vai te ajudar no equilíbrio emocional para o momento.Bom, é isso ai…Coloque em prática estas estratégias: CONHEÇA O ASSUNTO, NÃO FIQUE SE COMPARANDO, LEVE SUAS ANOTAÇÕES, ELIMINE PENSAMENTOS SABOTADORES e VARIE A DIREÇÃO DO OLHAR.Espero que este conteúdo possa ser útil e te desejo uma excelente apresentação na próxima vez que precisar FALAR EM PÚBLICO!