COMO PARAR DE ADIAR MEUS COMPROMISSOS?
Adiar uma tarefa pode ser uma estratégia sábia e necessária em alguns momentos, todavia, não é sempre que este adiamento é funcional. Muitas pessoas adiam suas obrigações, compromissos e atividades, pelo desconforto da tarefa em si, ou pelo medo do fracasso! Como lidar com a procrastinação? Vamos conversar sobre isso e aprender como gerenciar nossos compromissos de forma saudável e funcional!
Primeiramente precisamos entender o que é PROCRASTINAÇÃO:
A palavra procrastinação vem do latim, procrastinatus: pro – à frente – e crastinus – amanhã. Podemos compreender a procrastinação como um atraso voluntário e desnecessário de uma tarefa que se pretendia realizar, apesar da consciência das consequências desagradáveis deste adiamento. Trata-se de um comportamento de evitação de situações tidas como desagradáveis, que geram um alívio momentâneo, porém causador de prejuízos e emoções negativas como a culpa, ansiedade, medo e vergonha.
COMO OS SEUS PENSAMENTOS INFLUENCIAM A PROCRASTINAÇÃO?
A maneira como interpretamos as situações provocam reações emocionais e comportamentais. A procrastinação está geralmente associada a fatores cognitivos e emocionais, que podem ser o desconforto da tarefa e o medo do fracasso.
Pode ser que uma pessoa que procrastina, não acredite ser “boa o suficiente” para realizar determinada tarefa e por medo do fracasso evita aquela atividade, adia aquele compromisso.
A pessoa pode estar com a mente carregada de pensamentos sabotadores como: “hoje não haverá tempo suficiente”, “estou cansado, amanhã terei mais energia”, “nunca vou conseguir terminar isto a tempo”, “com certeza ficará muito ruim”.
POR QUE CONTINUO ADIANDO AS TAREFAS?
Mesmo sabendo das consequências desagradáveis, da culpa, da vergonha, do constrangimento posterior, procrastinar é uma estratégia que causa um alívio momentâneo. Adiar aquela atividade causa certa satisfação e um pequeno prazer, o que pode fazer com que esse comportamento seja reforçado e tenha maior probabilidade de acontecer novamente.
As pessoas que procrastinam, geralmente são impulsivas e tendem a valorizar prazeres imediatos, por isso acabam adiando as tarefas que parecem aversivas em um primeiro momento.
COMO DEIXAR DE ADIAR MINHAS TAREFAS?
Vou aproveitar este momento e para não corrermos o risco de adiar uma tarefa que é muito importante: se você entende que este conteúdo pode te auxiliar, se inscreva no canal, curta, comente e compartilhe com um amigo, combinado?! Não vai deixar para depois hein…
COMO DEIXAR DE ADIAR MINHAS TAREFAS?
AUTOCONHECIMENTO
Entenda o que significa seus comportamentos, o porquê você age de determinada forma. Há pessoas que se preocupam demais e estão cheias da distorção cognitiva “e se”, o que as fazem adiar suas atividades; outras se cobram em excesso e por isso são muito perfeccionistas; outras temem em excesso uma possível má avaliação; outras são desorganizadas e se perdem em meio aos seus compromissos. Se conhecer, proporcionará condições de enfrentamento.
IDENTIFIQUE E QUESTIONE PENSAMENTOS SABOTADORES
A maneira como você interpreta as situações, causam reações emocionais e comportamentais. Pode ser que você esteja interpretando de forma disfuncional as situações. Identifique e questione os pensamentos que sabotam a realização de suas atividades.
ATIVAÇÃO COMPORTAMENTAL
Não espere estar motivado ou inspirado para fazer suas atividades. Se organize, anote, faça uma planilha de atividades e priorize conforme sua importância. A motivação vem conforme agimos!
REGULE SUAS EMOÇÕES
Não tente evitar suas emoções. Não fique esperando estar emocionalmente preparado para uma atividade. Aprenda a reconhecê-las e utilizá-las em seu favor.
Faz sentido para você? Compartilha este texto ou o vídeo a seguir com alguém que você sabe que sofre muito com a procrastinação! Não deixe para depois hein.. você já sabe!
Um forte abraço e até a próxima!