Você acredita mais em você ou nas outras pessoas?

Você acredita mais em você ou nas outras pessoas?

Quantas vezes você desistiu de uma atividade ou de um objetivo porque alguém te disse que você não conseguiria, ou que não era capaz? Você acreditou mais nestas pessoas e menos em você!

Se tem uma coisa que não falta, são pessoas para proferirem palavras de desânimo, de negatividade e desmotivação. Muito provavelmente você já ouviu pessoas lançando sobre sua vida palavras deste tipo: talvez quando você contou que gostaria de fazer algo, que tinha algum objetivo ou em uma conversa dentro de sua própria família. 

Você? imagina…
Isso nunca vai dar certo! Desista…
Você não tem capacidade para fazer isso!
Você não presta para nada!

Nem começa!

Isso é muito sério e muito lamentável gente! Muitas dessas pessoas, falam isso por que não acreditam nelas mesmas e projetam isso nas outras; outras por que são inseguras e acreditam que se alguém próximo, fazer algo, elas serão deixadas para trás; outras são pessimistas e vivem espalhando palavras negativas por aí.

Mas a questão mais importante aqui, sabe qual é?

POR QUE VOCÊ ACREDITOU NELAS?! E PIOR, CONTINUA ACREDITANDO!

Minha amiga e meu amigo, você pode ter acreditado ou continuar acreditando nessas pessoas, porque ouviu coisas parecidas desde sua infância de pessoas significativas, e uma crença de desvalor foi gerada e você não se sente capaz, é inseguro e sua autoestima está muito baixa. E agora, o que fazer?

Meu convite é para que ACREDITE MAIS EM VOCÊ! 

3 DICAS IMPORTANTES:

PRIMEIRA:

Quando alguém disser algo do tipo, observe que esta é uma necessidade dela, uma crença dela e o que ela está dizendo diz dela e não de você. 

SEGUNDA:

Não fique se comparando com outras pessoas. Cada um tem sua própria história e experiências. Se tiver que se comparar, se compare com o você de ontem e procure melhorar hoje. 

TERCEIRA:

Identifique, questione e tire a validade de pensamentos que dizem que você não tem capacidades.

ACREDITE MAIS EM VOCÊ E MENOS EM ALGUMAS PESSOAS, combinado?

Te espero no nosso próximo encontro!
Forte abraço

 

5 frutos de inteligência emocional

5 frutos de inteligência emocional

Você tem problemas de relacionamento interpessoal?

Desenvolver bons relacionamentos, saudáveis e produtivos para muitas pessoas é uma grande dificuldade. Estão muito preocupados e comprometidas com seus sentimentos, mas não conhecem suas emoções e não aprenderam a lidar com elas. São muito hábeis em muitas atividades, mas pouco habilidosos quando se trata das emoções.

Quero compartilhar com você, sobre 5 “frutos” de Inteligência Emocional que se desenvolvidos em seus relacionamentos sociais, familiares e amorosos, proporcionarão saúde, bem estar e produtividade.

Para produzirmos estes frutos, primeiramente é importante conversarmos um pouquinho sobre INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e seus pilares.

Conheça as suas emoções

Identificar suas emoções e passar a conhecê- las te proporciona a capacidade e habilidade de controlá-las e canalizá-las funcionalmente de acordo com o contexto no qual se está vivendo. Algumas pessoas se dizem impulsivas e justificam seus “ataques” e ofensas às outras por “serem assim”. Na verdade, estas pessoas são incapazes de identificar e conhecer suas emoções, precisam treinar.

Lide com as Emoções

Muitas pessoas têm dificuldade de lidar com suas emoções, estão presas e oprimidas pela ansiedade, pela raiva, pela tristeza ou frustrações. Aceite suas emoções e não procure refutá-las. Independentemente da emoção que estiver sentindo, desenvolva recursos para lidar com ela. É necessário que você treine a identificação de pensamentos que estão gerando essas emoções negativas em excesso. Assim você terá condições de lidar com elas e aplicá-las de acordo com a situação.

Motive-se

Todas as emoções são saudáveis e são inerentes ao ser humano. Seja qual for a emoção em determinado momento é possível, se você a conhece e lida com ela, utilizá-la a serviço de seus objetivos. A raiva, a tristeza ou a frustração, por exemplo, podem ser ótimas propulsoras para novas tentativas e mudanças de rota na vida.

Reconheça emoções nos outros

Você deve treinar a sensibilidade de reconhecer as emoções das pessoas com quem mantiver algum tipo de relação. Cada um manifesta suas emoções de forma muito peculiar e através de pequenos sinais é possível buscar reconhecer as emoções nos outros. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreender seus sentimentos e sua visão da realidade.

Sociabilidade

As emoções são suscitadas nas pessoas por motivos e percepções diferentes, e a manifestação dessas emoções também se dá de forma singular. Portanto, não julgue as emoções das outras pessoas. Ao invés disso, treine lidar com as emoções do outro a partir de palavras e comportamentos adequados para aquele momento.

E agora que você já conhece os pilares da Inteligência Emocional, vamos refletir sobre os 5 Frutos que podem ser plantados nos seus relacionamentos e que consequentemente serão colhidos!

COMPAIXÃO

O primeiro fruto é a compaixão ou misericórdia. Do latim, miseratio (compaixão) + cordis (coração). Está relacionado à capacidade de se colocar no lugar do outro e se compadecer de seus erros ou dificuldades. Isenção de julgamentos e punições.

BONDADE

Trata-se de uma virtude incondicional. Ou seja, pratico a bondade sem olhar se a pessoa merece ou não, faço da bondade um hábito. Fazer o bem a quem nos faz o bem, é natural e quase automático. Esta virtude está relacionada a uma prática na qual gestos de gentileza, compreensão e aceitação passam a fazer parte do dia-a-dia.

HUMILDADE

Reconhecer nossas fraquezas e limitações, sem querer ser melhor que a pessoa que está ao nosso lado. Todos tem suas habilidades e tem algo para ensinar. Alguns relacionamentos são tóxicos e causam sofrimento porque um quer ser melhor que o outro e o coloca com frequência para baixo. Muitas pessoas vivem sempre em competição e nunca em cooperação!

MANSIDÃO

Ser manso é ser temperado, ou seja, é ser equilibrado emocionalmente. Fazer a gestão de suas emoções e encontrar serenidade em momentos de tensão, de confronto ou às vezes de injustiça. Mansidão é ter domínio próprio!

PACIÊNCIA

É o fruto que está relacionado à capacidade de suportar contrariedades, com generosidade e compreensão. Querer mudar o outro com acusações e julgamentos não resolve seus problemas de relacionamentos e ainda enfraquece seus laços. Não tente ajustar as pessoas à sua volta com base em seu tempo de funcionamento ou seus referenciais. Tenha paciência! Cada um tem seu tempo!

Produzir esses frutos nem sempre será fácil, mas se faz necessário que estejamos dispostos a plantá-los a cada dia em nossos relacionamentos. À medida em que você for plantando estes frutos em seus relacionamentos, serão estes frutos que você passará a colher. Suas relações sociais serão mais saudáveis e suas relações familiares e profissionais serão melhores.

Espero muito que você possa refletir sobre nossa conversa, e começar a plantar este frutos em seus relacionamentos!

Um forte abraço e até a próxima!

 

Como lidar com a procrastinação!?

Como lidar com a procrastinação!?

COMO PARAR DE ADIAR MEUS COMPROMISSOS?

Adiar uma tarefa pode ser uma estratégia sábia e necessária em alguns momentos, todavia, não é sempre que este adiamento é funcional. Muitas pessoas adiam suas obrigações, compromissos e atividades, pelo desconforto da tarefa em si, ou pelo medo do fracasso! Como lidar com a procrastinação? Vamos conversar sobre isso e aprender como gerenciar nossos compromissos de forma saudável e funcional!

Primeiramente precisamos entender o que é PROCRASTINAÇÃO:

A palavra procrastinação vem do latim, procrastinatus: pro – à frente –  e crastinus – amanhã. Podemos compreender a procrastinação como um atraso voluntário e desnecessário de uma tarefa que se pretendia realizar, apesar da consciência das consequências desagradáveis deste adiamento. Trata-se de um comportamento de evitação de situações tidas como desagradáveis, que geram um alívio momentâneo, porém causador de prejuízos e emoções negativas como a culpa, ansiedade, medo e vergonha.

COMO OS SEUS PENSAMENTOS INFLUENCIAM A PROCRASTINAÇÃO?

A maneira como interpretamos as situações provocam reações emocionais e comportamentais. A procrastinação está geralmente associada a fatores cognitivos e emocionais, que podem ser o desconforto da tarefa e o medo do fracasso. 

Pode ser que uma pessoa que procrastina, não acredite ser “boa o suficiente” para realizar determinada tarefa e por medo do fracasso evita aquela atividade, adia aquele compromisso. 

A pessoa pode estar com a mente carregada de pensamentos sabotadores como: “hoje não haverá tempo suficiente”, “estou cansado, amanhã terei mais energia”, “nunca vou conseguir terminar isto a tempo”, “com certeza ficará muito ruim”. 

POR QUE CONTINUO ADIANDO AS TAREFAS?

Mesmo sabendo das consequências desagradáveis, da culpa, da vergonha, do constrangimento posterior, procrastinar é uma estratégia que causa um alívio momentâneo. Adiar aquela atividade causa certa satisfação e um pequeno prazer, o que pode fazer com que esse comportamento seja reforçado e tenha maior probabilidade de acontecer novamente. 

As pessoas que procrastinam, geralmente são impulsivas e tendem a valorizar prazeres imediatos, por isso acabam adiando as tarefas que parecem aversivas em um primeiro momento. 

COMO DEIXAR DE ADIAR MINHAS TAREFAS?

Vou aproveitar este momento e para não corrermos o risco de adiar uma tarefa que é muito importante: se você entende que este conteúdo pode te auxiliar, se inscreva no canal, curta, comente e compartilhe com um amigo, combinado?! Não vai deixar para depois hein…

COMO DEIXAR DE ADIAR MINHAS TAREFAS?

AUTOCONHECIMENTO

Entenda o que significa seus comportamentos, o porquê você age de determinada forma. Há pessoas que se preocupam demais e estão cheias da distorção cognitiva “e se”, o que as fazem adiar suas atividades; outras se cobram em excesso e por isso são muito perfeccionistas; outras temem em excesso uma possível má avaliação; outras são desorganizadas e se perdem em meio aos seus compromissos. Se conhecer, proporcionará condições de enfrentamento.

IDENTIFIQUE E QUESTIONE PENSAMENTOS SABOTADORES

A maneira como você interpreta as situações, causam reações emocionais e comportamentais. Pode ser que você esteja interpretando de forma disfuncional as situações. Identifique e questione os pensamentos que sabotam a realização de suas atividades. 

ATIVAÇÃO COMPORTAMENTAL

Não espere estar motivado ou inspirado para fazer suas atividades. Se organize, anote, faça uma planilha de atividades e priorize conforme sua importância. A motivação vem conforme agimos!

REGULE SUAS EMOÇÕES

Não tente evitar suas emoções. Não fique esperando estar emocionalmente preparado para uma atividade. Aprenda a reconhecê-las e utilizá-las em seu favor.

Faz sentido para você? Compartilha este texto ou o vídeo a seguir com alguém que você sabe que sofre muito com a procrastinação! Não deixe para depois hein.. você já sabe!

Um forte abraço e até a próxima!

 

Inteligência emocional: 6 estratégias de gestão das emoções

Inteligência emocional: 6 estratégias de gestão das emoções

Inteligência Emocional

Muitas pessoas chegam até mim falando de dificuldades em lidar com suas emoções. Outros falam que não conseguem controlar suas emoções. Há ainda aqueles que afirmam que até controlam suas emoções, mas tem dias que não conseguem e explodem. Porque temos tanta dificuldade em entender e conviver com nossas emoções? 

Para falar sobre inteligência emocional é preciso antes, pensarmos um pouquinho sobre o que seja inteligência.

Afinal de contas, o que é uma pessoa inteligente?

Poderíamos encontrar muitas definições para esta pergunta. Inclusive entre os próprios teóricos e pesquisadores há divergências sobre o assunto. Talvez alguns digam que é quem tem habilidades para resolver problemas, outros dirão que é quem se expressa oralmente bem, outros quem tem uma habilidade específica e se diferencia dos demais, alguém ainda vai dizer que é uma pessoa que estudou muito e tem várias formações. Todas as respostas podem ser consideradas, mas sabemos que se trata de uma resposta mais complexa e ampla quando levamos em conta a subjetividade humana e todo o seu potencial.

Mas quando falamos sobre emoções, você se acha inteligente?

Muitas pessoas são brilhantes tecnicamente em suas profissões, mas com relação às emoções são um desastre. Muitos são contratados por sua competência técnica, mas depois são demitidos por incompetência atitudinal.

Inteligência Emocional é a habilidade de identificar nossas emoções, a das pessoas e lidar com elas de forma funcional e saudável.

Quantas vezes você teve um comportamento motivado por uma emoção e se arrependeu profundamente depois?

Algumas pessoas vão dizer que são impulsivas e até afirmarão: “Se penso falo mesmo…”; “Dou o troco na mesma moeda…”; “Sou assim mesmo…” É provável que estas pessoas que se utilizem destas afirmações para justificarem seus comportamentos inadequados, sejam pessoas que tem dificuldades de lidar com suas emoções. São controladas pelas emoções e quando elas se intensificam, dominam e influenciam de forma negativa o comportamento, as atitudes e ações destas pessoas. Você é assim?

VOCÊ CONHECE O HULK?

Ele é um ótimo exemplo de uma pessoa que não é nem um pouco inteligente emocional e tem enormes dificuldades para lidar com suas emoções. Quando suas emoções estão em nível baixo ele é um pacato e tranquilo cientista, mas quando fica irritado, quebra tudo à sua volta e pede para a mulher que ele ama se afastar para que ele não a machuque. Quantas pessoas são como o Hulk, “quebram tudo”, perdem oportunidades, machucam pessoas amadas, destroem relacionamentos, por que não controlam suas emoções.

Porque temos tanta dificuldade em entender e lidar com nossas emoções?

Muitos de nós não foram ensinados e educados a falar de suas emoções. Geralmente, uma criança que fale para seus pais que está triste, isso se falar, talvez ouça: “bobagem menino, isso passa! ”, “você não tem motivo para estar triste, tem de tudo! ”. Se falar que está com raiva então, provavelmente as críticas e reprovações serão ainda maiores. Na escola aprendemos a ler, a escrever, a fazer cálculos, precisamos aprender sobre a aceleração de um veículo em uma determinada trajetória, sobre os elementos químicos e suas combinações, sobre os estados físicos da matéria, mas não aprendemos sobre nossas emoções! E agora?

Como lidar com aquilo que eu não conheço direito e não aprendi nada a respeito!

Antes de continuarmos quero te perguntar se podemos dizer se há tristeza, raiva ou ansiedade saudável?

Vamos imaginar que você receba uma notícia bem desagradável, como você se sentirá? Triste ou alegre? Acredito que triste. Alguém fala que vai te dar um presente… provavelmente você vai se sentir ansioso. Diferente seria se diante da promessa de um presente você não manifestasse nenhuma emoção. O que chamamos de apatia (ausência de emoção). Toda emoção possui uma finalidade e nos prepara para uma reação! Posso concluir que há tristeza, raiva e ansiedade saudável. Tudo vai depender do grau desta emoção! Se diante da notícia de que receberá um presente, você tiver dificuldade de concentrar-se em outras atividades, perder o sono, ter sudorese, taquicardia, agitação, suas pernas não pararem de se mexer, posso afirmar que sua ansiedade não é saudável. Ou ainda, diante daquela notícia bem desagradável, sua tristeza for tão intensa e duradoura, que te impeça de executar atividades corriqueiras da vida, te faça chorar o tempo todo e a qualquer momento, vou afirmar que esta tristeza não é saudável. Isso acontece com todas as outras emoções.

Podemos aprender a lidar de forma saudável com nossas emoções. É possível estar triste, com raiva, alegre, ansioso ou até mesmo frustrado, mas com saúde. Tudo vai depender de como você faz sua gestão emocional. Quero compartilhar com você algumas estratégias que vão te auxiliar neste processo de desenvolvimento de sua inteligência emocional.

ACEITE SUA EMOÇÃO

Observe, sinta, perceba a emoção. Não atribua suas emoções a algo ou a alguém, a emoção é sua e dizer que alguém o deixou com raiva é um grande passo para a dificuldade no gerenciamento emocional: ao invés de “fui magoado”, diga “estou magoado ou estou triste! ”. Ao aceitar, dê nome à emoção, nomeie seus sentimentos.

RESPIRE

Nos momentos de maior tensão emocional, procure controlar sua respiração, antes de qualquer decisão! Ao respirar devagar e compassadamente, você além de usufruir dos benefícios de uma boa respiração, ganha tempo para observar seus pensamentos e ventilar suas emoções.

DESISTA DE TER RAZÃO

Entre a sua verdade e a da pessoa, existe um espaço de comunhão muito mais importante! Procure deixar de lado a necessidade de ter razão e de convencer as pessoas que você está com a razão. Seu relacionamento humano é muito mais importante e saudável. Entre ser feliz e ter razão, escolha sempre ser feliz!

IDENTIFIQUE CRENÇAS LIMITANTES

Crenças limitantes comprometem a percepção que você tem de si mesmo, e estão carregadas de emoções negativas. As crenças são formadas a partir das percepções que temos das experiências ocorridas desde a infância e por vezes elas são formadas de forma disfuncional, fazendo você acreditar que é menos capaz, tem menos valor e não é digno de ser amado.

MUDE A PERCEPÇÃO

Nossa atenção é seletiva e você pode treiná-la para focar nos aspectos positivos. Algumas pessoas estão com os olhos focados somente nos aspectos negativos das pessoas e circunstâncias. Tem dificuldade para agradecer e vivem se lamentando. Isso gera um acúmulo de emoções negativas. Mude sua percepção, observe o lado bom das situações, as qualidades das pessoas e seja grato em tudo.

ESTEJA PRESENTE

Sua mente constantemente está prestando atenção em coisas que não estão relacionadas com o momento presente. Pensamentos presos ao passado em coisas que já aconteceram ou pensamentos ligados ao futuro, em coisas que talvez vão acontecer. Isso é fonte de emoções negativas. Esteja presente! Aproveite o momento em toda a sua intensidade. Contemple as belezas à sua volta. Aprecie tudo o que há de belo. Tem muitos milagres disponíveis para serem vividos e apreciados no presente!

Espero muito que você possa refletir sobre nossa conversa, colocar em prática as estratégias que te ensinei e desenvolver sua inteligência emocional!

Se este conteúdo faz sentido para você, curta e compartilhe com outras pessoas!

Um forte abraço!

 

COMO SE FORMAM AS CRENÇAS LIMITANTES

COMO SE FORMAM AS CRENÇAS LIMITANTES

A maneira que percebemos as pessoas, o mundo e a nós mesmos, está relacionada às crenças centrais, enraizadas dentro de cada um! Essas CRENÇAS dão origem a pensamentos, que suscitam emoções e influenciam os comportamentos. Mas o que são estas crenças? Como elas se formam?

O pensamento é um processo psicológico inerente ao ser humano. Nós pensamos sobre tudo e em todos os momentos. Fazemos avaliações e julgamentos sobre tudo o que acontece à nossa volta. Todavia, muitos destes julgamentos podem ser distorcidos, não críticos e parciais.

A percepção que você tem do ambiente à sua volta, das pessoas e de você mesmo, pode estar distorcida e suscitar emoções negativas, comprometendo seus comportamentos. 

São os chamados pensamentos disfuncionais, ou seja, que distorcem a realidade, são emocionalmente angustiantes e vão influenciar negativamente seus comportamentos.Esses pensamentos, se originam nas CRENÇAS NUCLEARES, também conhecidas como BÁSICAS e CENTRAIS. São assim denominadas, por que estão enraizadas em nossa psique. Alojadas em nossa memória implícita ou no inconsciente.

O que são essas CRENÇAS?

São compreensões duradouras fundamentais e profundas que a pessoa tem sobre si, as outras pessoas e o mundo à sua volta. Ideias centrais tidas como verdades absolutas, como as coisas são! 

Muitas vão chamá-las de LIMITANTES, por que ao darem origem a pensamentos disfuncionais, causam bloqueios, paralisações, desistências, limitações, recheadas por emoções intensas e negativas.   

As dificuldades emocionais e o comportamento da pessoa vão girar em torno destas CRENÇAS LIMITANTES!

Mas como estas CRENÇAS SE FORMAM?

As pessoas desenvolvem estas CRENÇAS desde uma idade precoce. No começo da infância, essas ideias sobre as situações, as outras pessoas e sobre si mesmo vão sendo formadas e gerando as CRENÇAS NUCLEARES. 

Como em um quebra-cabeças em que as peças vão sendo colocadas, podendo acontecer de alguma peça ficar fora do lugar e ser necessário uma reestruturação depois. 

Este quebra-cabeças, sendo montado com peças fora do lugar, vai proporcionar uma ideia distorcida do que de fato ele é! A pessoa terá uma ideia distorcida do que de fato ela é! A pessoa, terá uma CRENÇA LIMITANTE que vai gerar pensamentos distorcidos da realidade, serão emocionalmente angustiantes e influenciarão todos os seus comportamentos. A educação que essas pessoas receberam de seus pais e de pessoas significantes, vai contribuir para a formação das CRENÇAS. Assim como as experiências na escola, no bairro, em outros locais, estarão relacionadas à origem das CRENÇAS. Pode ser que alguma peça do quebra-cabeça fique fora do lugar!

Não estamos falando de uma situação de CAUSA-EFEITO. Existe a CRENÇA por que os pais fizeram isso ou aquilo! Estamos falando da percepção que a criança teve daquela educação e que pode ter dado origem a uma CRENÇA LIMITANTE. Portanto, a educação recebida, as experiências vividas, as situações em que fomos expostos vão contribuir para a formação das CRENÇAS NUCLEARES.

Como podem ser formadas:

HEREDITÁRIAS: São adquiridas na infância no contexto da família. Dentro do sistema familiar, pode ter sido comum, falas do tipo: “você não presta para nada”, “você é burro”, “cala a boca, por que você não sabe o que fala”, “seu inútil”, “você não faz nada direito”, “você não vai dar nada que presta”. 

Ou ainda em relações baseadas em condições: “mamãe gosta de você se você fizer o que a mamãe está pedindo”, “Papai do céu, só gosta de menino bonzinho que faz tudo o que a mãe quer”, “papai e mamãe não gostam mais do filhinho por isso.SOCIAIS: Formadas pela sociedade como um todo e pelas instituições que a representam. As interações ocorridas na escola, por exemplo. A ideia social de algumas pessoas são mais capazes e fazem por merecer. As ideias sobre qual é o suposto papel da mulher e do homem.

Tipos de CRENÇAS:

CRENÇAS DE DESAMOR: “Eu sou incapaz de ser amado”, “Eu não sou atraente”, “Ninguém se preocupa comigo”, “Eu sou feio”, “Ninguém gosta de mim”, “Eu não sou bom o suficiente”, “Eu não sou gostável”.

CRENÇAS DE DESAMPARO: “Eu sou ineficiente”, “Eu estou desamparado”, “Eu sou vítima”, “Eu sou fraco”, “Eu estou sozinho”, “Eu não consigo fazer nada direito, por isso vou ficar sozinho”.

CRENÇAS DE DESVALOR: “Eu não tenho valor”, “Eu sou inútil”, “Sou ruim”, “Eu sou prejudicial”, “Eu incapaz”, “Sou burro”, “Não sou inteligente”

CRENÇAS serão carregadas por toda a vida! Somente deixarão de te limitar, bloquear e paralisar, quando elas forem identificadas, reestruturadas e substituídas por CRENÇAS FUNCIONAIS.  Pense nisso…

Espero que este conteúdo possa te ser útil. E se fizer sentido para você, CURTA, COMENTE, DEIXE SUAS DÚVIDAS que responderei a todas! 

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Sobre Comunicação

Sobre Comunicação

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1588685507763{margin-bottom: 80px !important;}”]Em 5 de maio comemora -se o Dia Nacional das Comunicações, data escolhida em homenagem a Marechal Rondon, o patrono das comunicações no Brasil.
Etimologicamente, o termo comunicação vem do latim communication, em que a raiz muniz significa “estar encarregado de”, quem vem acrescida do prefixo “co“, que expressa “simultaneidade, reunião” e do sufixo “tio“, que reforça a ideia de atividade.[/vc_column_text][vc_single_image image=”5803″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow” stm_hover_action=”top” css=”.vc_custom_1588685736559{margin-bottom: 55px !important;}”][vc_custom_heading text=”Assim podemos entender que comunicação é uma atividade realizada em conjunto. A comunicação é um processo composto por duas ou mais partes que trocam informações e compartilham significados.” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Sendo um processo, podemos afirmar que uma comunicação eficaz se dá quando todas as etapas foram realizadas e a compreensão da mensagem foi assimilada pelo receptor.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Mas como saber se a comunicação foi eficaz? ” font_container=”tag:h3|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Uma forma muito indicada é a solicitação do feedback, de uma resposta do receptor de sua compreensão da mensagem.
Todavia muitas pessoas lançam suas mensagens e as vezes gritam achando que assim serão ouvidas! Sua comunicação é carregada com julgamentos e expectativas com base em seus próprios referenciais, desconsiderando totalmente que a compreensão do receptor é influenciada por suas habilidades e emoções. E ainda, não solicitam o feedback![/vc_column_text][vc_column_text]Ao se comunicar, procure se abster de julgamentos, seja objetivo, faça com compreensão empática, acolha os sentimentos, escolha as palavras, o tom e o volume da voz, observe as necessidades e faça a sua comunicação![/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Espero ter feito uma comunicação sobre comunicação e somente saberei com seu feedback que é muito bem vindo se assim você quiser!

Forte abraço
” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Foto de Photo Boards em Unsplash[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]