por Marcos Justiniano | maio 5, 2020 | Desenvolvimento Humano, Gestão de Pessoas, Inteligência Emocional, Liderança, Psicologia Organizacional
[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1588685507763{margin-bottom: 80px !important;}”]Em 5 de maio comemora -se o Dia Nacional das Comunicações, data escolhida em homenagem a Marechal Rondon, o patrono das comunicações no Brasil.
Etimologicamente, o termo comunicação vem do latim communication, em que a raiz muniz significa “estar encarregado de”, quem vem acrescida do prefixo “co“, que expressa “simultaneidade, reunião” e do sufixo “tio“, que reforça a ideia de atividade.[/vc_column_text][vc_single_image image=”5803″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow” stm_hover_action=”top” css=”.vc_custom_1588685736559{margin-bottom: 55px !important;}”][vc_custom_heading text=”Assim podemos entender que comunicação é uma atividade realizada em conjunto. A comunicação é um processo composto por duas ou mais partes que trocam informações e compartilham significados.” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Sendo um processo, podemos afirmar que uma comunicação eficaz se dá quando todas as etapas foram realizadas e a compreensão da mensagem foi assimilada pelo receptor.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Mas como saber se a comunicação foi eficaz? ” font_container=”tag:h3|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Uma forma muito indicada é a solicitação do feedback, de uma resposta do receptor de sua compreensão da mensagem.
Todavia muitas pessoas lançam suas mensagens e as vezes gritam achando que assim serão ouvidas! Sua comunicação é carregada com julgamentos e expectativas com base em seus próprios referenciais, desconsiderando totalmente que a compreensão do receptor é influenciada por suas habilidades e emoções. E ainda, não solicitam o feedback![/vc_column_text][vc_column_text]Ao se comunicar, procure se abster de julgamentos, seja objetivo, faça com compreensão empática, acolha os sentimentos, escolha as palavras, o tom e o volume da voz, observe as necessidades e faça a sua comunicação![/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Espero ter feito uma comunicação sobre comunicação e somente saberei com seu feedback que é muito bem vindo se assim você quiser!
Forte abraço
” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Foto de Photo Boards em Unsplash[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
por Marcos Justiniano | jul 2, 2019 | Desenvolvimento Humano, Gestão de Pessoas, Saúde mental
[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1562102633442{margin-bottom: 80px !important;}”]Entender o que significa autoestima e empatia pode não ser tão simples quando tentamos aplicá-los ao cotidiano de nossas vidas. Se lançarmos uma pergunta sobre se você considera sua autoestima adequada, provavelmente a resposta será afirmativa, raras algumas exceções. Se te perguntar sobre empatia, poucos vão responder que não se importam com as outras pessoas.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Mas afinal o que significa esses dois conceitos e o qual a importância disso para a minha vida? ” font_container=”tag:h3|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][vc_single_image image=”1036″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow” stm_hover_action=”top” css=”.vc_custom_1562102821375{margin-bottom: 55px !important;}”][vc_column_text]Autoestima é a percepção que temos de nós mesmos. Os pensamentos que temos ao nosso próprio respeito, nosso autoconceito. Podemos entender que é o quanto eu me estimo, me respeito, me valorizo ou me amo. Sabendo disto, volto a perguntar, sua autoestima está adequada? Você cuida de sua saúde como se deve, cuida de sua alimentação, faz atividades físicas, procura se divertir, cuida de sua espiritualidade, dorme bem e acorda disposto? Se a resposta for sim, muito bem, acredito que você possa estar com a autoestima adequada. Mas se não tem se preocupado com estas questões e até pode ter algum vício, como forma de amenizar dores ou relaxar, talvez meu amigo, sua autoestima precise ser cuidada.
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreender seus sentimentos e sua visão da realidade. Agora talvez seja mais fácil responder se me preocupo com as pessoas e realmente estou interessado com seus pontos de vista e suas dificuldades.[/vc_column_text][vc_column_text]
Quando pergunta se a pessoa está bem, você realmente está querendo saber de seus problemas? Dificilmente as pessoas dizem que não estão bem, mas e se responderem que não estão, o que você faz? Se você se coloca no lugar e se preocupa com uma forma de ajudar esta pessoa, provavelmente você é uma pessoa empática, mas se vira as costas e não sabe o que ela respondeu, até diz que não é da sua conta, ou que não pode fazer nada, é bom que comece a treinar sua empatia. Quando alguém discorda de você, com um ponto de vista diferente ou contrário, qual é sua reação? Se você aproveita esta discordância como uma oportunidade de crescimento e aprendizado, abre sua mente para novas perspectivas, você é uma pessoa empática, mas se fica irritado e não aceita opiniões, cuidado para não adoecer, comece a cuidar de sua empatia.
[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Mas enfim, qual a importância da autoestima e da empatia para minha vida? ” font_container=”tag:h3|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][vc_single_image image=”1037″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow” stm_hover_action=”top” css=”.vc_custom_1562103160012{margin-bottom: 55px !important;}”][vc_column_text]Meu amigo e minha amiga, observe que ao melhorar sua autoestima, você será uma pessoa mais realizada em todas as esferas de sua vida. Acreditará mais em você, não se abalará emocionalmente, não ficará preso a experiências negativas do passado, cuidará de sua saúde física, mental e espiritual e estará mais preparado para alcançar seus sonhos e objetivos. Seu dia será um milagre de oportunidade e uma comemoração pela vida. Não perderá tempo com conflitos desnecessários ou conversas improdutivas. As pessoas serão parceiras de vida e de aprendizado. Não adversários ou oponentes, como em uma competição. E aqui entra a empatia, afinal de contas nascemos em sociedade e dependemos um do outro. Ao começar a ver as pessoas com mais proximidade, entenderemos que as diferenças existem para nos ensinar e construir. Assim, você não mais terá oponentes e adversários ao seu redor, mas pessoas que podem te ajudar e muitas vezes precisam de sua ajuda e compreensão.
Desenvolver a autoestima e a empatia podem promover uma leveza em seu viver como nunca antes experimentado. Você vai experienciar alegria e aprendizado em suas relações. Poderá encontrar felicidade em momentos que outrora eram de conflitos e irritação. Passará a aproveitar melhor cada dia e as oportunidades serão únicas e não mais desperdiçadas.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Passe a aproveitar e a viver cada dia como o presente que de fato ele o é. Um presente dado a você para se amar e amar ao seu próximo. Desenvolva sua autoestima e sua empatia. Seja mais feliz!” use_theme_fonts=”yes”][/vc_column][/vc_row]
por Marcos Justiniano | mar 16, 2019 | Desenvolvimento Humano, Gestão de Pessoas, Liderança, Psicologia
[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1578615142837{margin-bottom: 80px !important;}”]O líder é uma figura indispensável para o alcance de objetivos de uma organização. É o líder que tem a missão de conduzir, orientar, proteger e “alimentar” seus liderados, inspirando-os e motivando-os ao desenvolvimento pessoal. Todas as organizações precisam de líderes, cujas ações e palavras influenciem o pensamento e o comportamento das outras (LOPES, 2016).
Vale também lembrar que nem todos os líderes nascem administradores, assim como nem todos os administradores nascem líderes. A relação da liderança com a estratégia organizacional do que o direito formal auferido pela organização não confere ao indivíduo a capacidade de uma liderança eficaz, ou seja, líderes podem surgir dentro de grupos de forma natural e espontânea (LOPES, 2016, p. 8-9).
Está lembrança é importante para todos aqueles que desempenham a função de liderança. Porém, a grande questão aqui é o quanto você está disposto a refletir como tem sido sua liderança. Você desenvolve pessoas? O estilo de liderança transacional, consiste naquele em que o líder é tido como chefe por manter uma relação de troca com seus liderados, de modo que se estes cumprem as determinações e apresentam os resultados esperados, são recompensados. Os líderes transacionais têm habilidades de negociação, mas vale ressaltar que as pessoas têm necessidades psicológicas que precisam ser observadas por seu líder![/vc_column_text][vc_single_image image=”800″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow” stm_hover_action=”top” css=”.vc_custom_1552776298452{margin-bottom: 55px !important;}”][vc_custom_heading text=”O líder transformacional” font_container=”tag:h3|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]O líder que exerce um estilo transformacional, tem o poder de inspirar e motivar seus liderados ao desenvolvimento pessoal, de modo que estes possam crescer emocional, comportamental e cognitivamente, cooperando diretamente com o alcance dos objetivos da organização. Conforme salienta Lopes (2016), os líderes transformacionais motivam as pessoas à sua volta, inspirando-os, oferecendo desafios e incentivando o desenvolvimento individual, sabendo que este desenvolvimento está relacionado à realização do propósito coletivo, da missão e da visão comum.[/vc_column_text][vc_single_image image=”801″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow” stm_hover_action=”top” css=”.vc_custom_1552776549499{margin-bottom: 55px !important;}”][vc_column_text]Quando se permite ou se busca o desenvolvimento das pessoas, é possível ao líder, desempenhar a chamada liderança empreendedora. Na qual as pessoas sentem-se à vontade para utilizar suas habilidades, colocar suas ideias em prática e empreender dentro das organizações, favorecendo o crescimento e desenvolvimento do grupo. A liderança empreendedora percebe que para transformar a organização e atingir seus objetivos, se faz necessário o contato direto com os colaboradores, propiciando a participação ativa nos trabalhos desenvolvidos, dando a oportunidade para que essas pessoas desenvolvam um perfil empreendedor (LOPES, 2016). Organizações que promovem o engajamento de seus colaboradores, possibilitando que estes participem dos processos, resolução de problemas e trabalhos através do empreendedorismo, apresentam resultados acima da média.
O estilo de liderança exerce forte influência nas pessoas, que pode ser negativa ou positiva. Se as pessoas se sentem satisfeitas, valorizadas e pertencentes àquela organização, é muito provável que a produtividade aumenta. Lopes (2016), lembra que os fatores psicológicos e sociais impactam fortemente o desempenho dos colaboradores, dando destaque ao modelo de liderança adotado.[/vc_column_text][vc_column_text]Cunha e Silva (2011), apresentam o grid de liderança, ferramenta criada por Blake e Mouton (1964), pesquisadores da Universidade de Ohio, que examina as preocupações do líder com a produção/tarefas e com as pessoas.[/vc_column_text][vc_single_image image=”803″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow” stm_hover_action=”top” css=”.vc_custom_1552776715259{margin-bottom: 55px !important;}”][vc_column_text]O líder 1.1 é o negligente. Não está preocupado com as pessoas e nem com as tarefas. É omisso e não se envolve com as atividades da organização. Este tipo de líder deixa os resultados nas mãos das pessoas e atribui a fatores externos qualquer tipo de falha. Não se responsabilizando pelo sucesso da organização.
O líder 1.9 é aquele voltado exclusivamente para as pessoas, mas é negligente com as tarefas. Tem necessidade de aceitação e dificuldade de lidar com a rejeição, portanto, se mostra excessivamente preocupado com o que as pessoas pensam sobre ele, deixando de lado as tarefas e objetivos da organização.
O líder 5.5 é o meio termo. Tem preocupação mediana com as pessoas e com a tarefa. Mas seu envolvimento tanto com as pessoas, bem como com a tarefa, não é o suficiente para um estilo de liderança de bons resultados.
O líder 9.1 é aquele orientado e preocupado somente com a tarefa e os resultados. Não se preocupa com as pessoas envolvidas no processo e exerce um estilo de chefia, no qual o cumprimento da tarefa é o que importa. Não admite ser contrariado e tem dificuldade em lidar com controvérsias. Está focado no cumprimento da tarefa e não percebe a importância das pessoas envolvidas no processo.
O líder 9.9 é aquele tem preocupação adequada com as pessoas e com as tarefas. Considera tanto as necessidades organização de produção como as necessidades de satisfação e motivação das pessoas envolvidas no processo. Este líder se preocupa e valoriza opiniões, expressa reconhecimento às pessoas e as acompanha no desenvolvimento do trabalho, motivando e incentivando seus liderados. O líder 9.9 entende e sabe que a satisfação, envolvimento e engajamento das pessoas que compõe a organização, está diretamente relacionado ao cumprimento das tarefas e alcance dos objetivos.
Conforme nos alerta Cunha e Silva (2011), a de se considerar as questões situacionais para o emprego deste ou daquele estilo de liderança, porém, ter consciência da importância do maior recurso que uma organização pode possuir, que são as pessoas, é imprescindível para o entendimento e adequação do estilo de liderança mais adequado para determinado contexto.
Acredito que você líder, pode e deve ter flexibilidade em sua liderança, porém, conhecer e se preocupar com as pessoas, suas dificuldades, motivações, emoções, anseios, expectativas, proporcionando a possibilidade de envolvimento nos trabalhos e resolução dos problemas, facilitando que elas coloquem em prática suas ideias e empreenda dentro da organização que pertencem, fará de você um líder 10!
REFERÊNCIAS:
CUNHA, C. V. M.; SILVA, M. J. M. D. A., Os Desafios da Liderança no Mundo Corporativo. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Valinhos, v. 04, n. 07, p. 67-88, mar. 2011.
LOPES, João Carlos, Liderança e Coaching na Prática. Valinhos: 2016.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]