por Marcos Justiniano | jul 6, 2021 | Desenvolvimento pessoal, Motivacional, Psicologia Organizacional
Como encontrar SATISFAÇÃO no TRABALHO?!
Para muitas pessoas o trabalho é um sacrifício quase uma tortura diária. Arrastam-se dia após dia esperando e torcendo para que o final de semana chegue logo.
Uma questão muito importante para todos nós é:
COMO ENCONTRAR SATISFAÇÃO NO TRABALHO INDEPENDENTE DO QUE VOCÊ FAÇA?!
Certa vez ouvi de uma professora no ensino médio: “aprenda a gostar do que faz!” Hoje lembro da fala desta querida professora e faço um paralelo à frase atribuída a Confúcio: “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida.” Algumas pessoas sofrem em seus trabalhos, não desconsiderando muitos outros fatores é claro, mas talvez porque não aprenderam a gostar do que fazem, não encontraram sentido e propósito em sua atividade.
Trabalho todos fazemos, mas alguns têm um emprego, uma atividade feita com muito enfado em troca de uma remuneração no final do mês, alguns estão em uma carreira e apesar de se sentirem desmotivados, seguem aparentemente firmes, por acreditarem na ascensão profissional. Mas outros, fazem de seu trabalho uma missão.
Encontram sentido e propósito em sua atividade, e isso faz toda a diferença!
Deixa eu contar um pouquinho da minha história para você:
Em certo momento da minha vida eu salvava pessoas em situações de emergência: resgates, salvamentos em altura, acidentes automobilísticos, quedas, eu fui bombeiro e isso era maravilhoso. Em uma rotina de trabalho de 24 horas por 48, me dedicava àquela atividade com todas as minhas forças. Cuidava da minha forma física, corria, nadava, treinava as manobras de salvamento e tentava ser o melhor no que fazia, pois sabia que pessoas dependiam de mim.
E hoje… entendo que atualmente eu salvo pessoas de suas prisões emocionais, de crenças limitantes que as aprisionam a uma vida de sofrimento, salvo líderes quando os auxilio a desenvolverem uma prática eficiente e liderarem de forma saudável, inspiradora e humana, salvo pessoas quando compartilho conhecimentos com meus alunos, sabendo que eles serão profissionais que ajudarão muitas e muitas outras pessoas que eu sequer conhecerei, mas que de alguma forma participarei desta ajuda. Isso é muito maravilhoso!
Fiz de minhas práticas profissionais, de meus trabalhos, uma MISSÃO. Procuro encontrar SENTIDO E PROPÓSITO no que estou fazendo. Acredito que aprendi a lição dada pela minha querida professora sobre gostar do que se faz.
A você que ainda tem um emprego e sofre com isso, deixo aqui a proposta de uma reflexão: não importa o que esteja fazendo, há um propósito em sua atividade, existem pessoas que dependem do que você faz.
E você que não tem um emprego, mas desenvolve alguma atividade em casa, por conta própria, ou tem sua loja, uma empresa, enfim… muitas pessoas podem ser beneficiadas com a sua atividade de uma forma transformadora se você entender que por trás do que faz, tem um sentido.
E se você sentir desejo de mudar de atividade, não se preocupe, faça aquilo que faz o seu coração arder! A vida é curta demais para que você continue somente com um emprego até a sua aposentadoria.
Aprenda a gostar do que faz e encontre uma missão neste momento. Pode ser que amanhã você esteja em outra atividade, vá trabalhar em outra empresa ou tenha sua empresa, seja onde for, como for, ou o que for, existe um propósito no que faz.
Pessoas serão ajudadas e beneficiadas com o seu trabalho, isso é sentido e propósito, saber disso e internalizar esta concepção, faz você ter uma missão!
Um forte abraço e até a próxima!
por Marcos Justiniano | maio 5, 2020 | Desenvolvimento Humano, Gestão de Pessoas, Inteligência Emocional, Liderança, Psicologia Organizacional
[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1588685507763{margin-bottom: 80px !important;}”]Em 5 de maio comemora -se o Dia Nacional das Comunicações, data escolhida em homenagem a Marechal Rondon, o patrono das comunicações no Brasil.
Etimologicamente, o termo comunicação vem do latim communication, em que a raiz muniz significa “estar encarregado de”, quem vem acrescida do prefixo “co“, que expressa “simultaneidade, reunião” e do sufixo “tio“, que reforça a ideia de atividade.[/vc_column_text][vc_single_image image=”5803″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow” stm_hover_action=”top” css=”.vc_custom_1588685736559{margin-bottom: 55px !important;}”][vc_custom_heading text=”Assim podemos entender que comunicação é uma atividade realizada em conjunto. A comunicação é um processo composto por duas ou mais partes que trocam informações e compartilham significados.” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Sendo um processo, podemos afirmar que uma comunicação eficaz se dá quando todas as etapas foram realizadas e a compreensão da mensagem foi assimilada pelo receptor.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Mas como saber se a comunicação foi eficaz? ” font_container=”tag:h3|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Uma forma muito indicada é a solicitação do feedback, de uma resposta do receptor de sua compreensão da mensagem.
Todavia muitas pessoas lançam suas mensagens e as vezes gritam achando que assim serão ouvidas! Sua comunicação é carregada com julgamentos e expectativas com base em seus próprios referenciais, desconsiderando totalmente que a compreensão do receptor é influenciada por suas habilidades e emoções. E ainda, não solicitam o feedback![/vc_column_text][vc_column_text]Ao se comunicar, procure se abster de julgamentos, seja objetivo, faça com compreensão empática, acolha os sentimentos, escolha as palavras, o tom e o volume da voz, observe as necessidades e faça a sua comunicação![/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Espero ter feito uma comunicação sobre comunicação e somente saberei com seu feedback que é muito bem vindo se assim você quiser!
Forte abraço
” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Foto de Photo Boards em Unsplash[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]