Como desenvolver a prática da GRATIDÃO? 3 exercícios que podem ser iniciados hoje mesmo
O sofrimento emocional e o aumento de transtornos mentais infelizmente é algo que temos observado em nossa sociedade. Na busca por alívio muitas pessoas recorrem a muitas estratégias que às vezes torna sua condição ainda pior.
Muitas pessoas que neste exato momento estão sofrendo emocionalmente, podem estar buscando alívio em medicamentos. E aqui vale uma ressalva importante: às vezes é indispensável auxílio profissional de um psicólogo e ou de um psiquiatra e tudo bem se isso for necessário. Tudo bem também se for prescrito alguma medicação. Tome seguindo as orientações do seu médico, está bem, isso vai te ajudar muito. O problema é o abuso de medicação sem prescrição médica.
Outras pessoas podem estar buscando alívio para suas dores em substâncias aditivas, que causam dependência: álcool, tabaco, maconha, cocaína, entre muitas outras. Outras pessoas ainda, podem estar tentando encontrar refúgio em hábitos que vão piorar ainda mais sua saúde: consumo excessivo de alimentos, compras desenfreadas e sem necessidade, relacionamentos íntimos sem compromisso, sexo, entre outros.
A GRATIDÃO por sua vez promove nossa saúde mental, pois quem pratica a gratidão é mais satisfeito com a vida, tem a autoestima mais elevada, aprecia as belezas à sua volta, tem mais recursos para enfrentar momentos difíceis, desenvolve relações interpessoais mais saudáveis, no trabalho é mais bem sucedido e por aí vai os benefícios em ser grato.
Quero te convidar a colocar em prática a GRATIDÃO a partir de 3 exercícios fáceis e que podem ser iniciados hoje mesmo. Pega uma caneta e papel e anota aí para não esquecer!
1º EXERCÍCIO
DIÁRIO DA GRATIDÃO
Em um caderno, agenda, bloco de notas, com uma caneta você irá registrar à noite, antes de ir dormir, coisas boas que aconteceram com você naquele dia, e aproveite para fazer algumas reflexões e anotá-las também. O que essas coisas significaram para você? E por que essa coisa boa aconteceu hoje? Quando estiver tendo um dia difícil, pegue esse caderno e leia suas anotações.
2º EXERCÍCIO
POTE DA GRATIDÃO
Pegue um pote com tampa que você tem em casa e com uma caneta escreva: “Pote da Gratidão ou apenas Gratidão”, personalize como quiser. Essa prática da personalização pode até ser feita em família. Ao lado do pote, coloque um bloco de papel ou um caderno pequeno e uma caneta e todos os dias escreva um motivo pelo qual é grato, um agradecimento e coloque dentro do pote. Esses papéis se tornarão bons lembretes para que, em momentos mais complexos e difíceis, você se lembre que existem coisas muito boas e pelas quais vale a pena.
3º EXERCÍCIO
CARTA DE GRATIDÃO
Que tal escrever uma carta de agradecimento a uma pessoa que representa muito para você? Pense na pessoa, escreva os motivos por sua gratidão e procure ler para ela (se não puder estar próximo, faça vídeo chamada ou ainda uma ligação e leia sua carta). Isso pode promover bem-estar à pessoa e a você, não tenha dúvida disso. Você pode escrever várias cartas de agradecimento a quantas pessoas quiser. Fique à vontade.
Estes exercícios podem ser iniciados hoje mesmo e você já pode começar a sentir os benefícios da GRATIDÃO.
Não custa nada, por que não tentar?! Depois você me conta quais foram os resultados, combinado.
Um forte abraço com gratidão e até a próxima!
Perfeito, faço todas as manhãs e agradeço por tudo e por todas as coisas em minha vida.
Gratidão meu amigo!
Já iniciei o segundo exercício, mas não dei continuidade. Bom lembrete para retomar!!!
Isso Sheila… se faz necessário ir exercitando para se criar o hábito!